Instituto Pensar - Mostra de Cinema de Ouro Preto será virtual pela primeira vez

Mostra de Cinema de Ouro Preto será virtual pela primeira vez

por: Mônica Oliveira 


A mostra foi criada em 2006 na cidade mineira de Ouro Preto e tem como diferencial o olhar para a preservação do audiovisual (Foto: divulgação site do CineOP)

Com as incertezas que ainda pairam sobre a pandemia, neste ano, a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (15ª CineOP) será realizada, pela primeira vez, em formato 100% online. O evento, gratuito, ocorre de 3 e 7 de setembro.

Criado em 2006 na cidade mineira de Ouro Preto, o festival tem como diferencial o olhar para a preservação do audiovisual, tratando o cinema como patrimônio cultural.

"A gente está conseguindo reunir uma programação abrangente, mantendo o mesmo propósito do evento presencial de oferecer uma programação estruturada em três temáticas: preservação, história e educação”, disse a coordenadora da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Além da possibilidade de imersão nas linguagens propostas em cada uma das temáticas, o público vai poder participar de 20 debates com profissionais ligados ao audiovisual, à educação e à preservação.

Leia também: Derrota de Bolsonaro, Vitória do Audiovisual

Mais que entreter e animar imaginários, a CineOP irá tratar dos temas atuais que afligem o setor. Os debatedores vão refletir sobre o momento atual, com abordagens sobre cenários futuros e as formas de diálogo entre cinema e educação.

O evento ainda se debruçará sobre as expectativas em relação à preservação que, segundo a coordenadora, "é sempre um setor que fica à margem da cadeia produtiva do audiovisual”.

Mostra celebra 15 anos de existência

Nessa edição em que a CineOP também celebra 15 anos de existência, a programação conta com exibição de mais de 90 filmes, atividades de formação, oferta de oficinas e palestras internacionais, além de dois atos: o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e o Encontro Latino-americano de Educação.

"O diferencial de Ouro Preto é que ele é o único evento que trata o cinema como patrimônio e convida a educação a dialogar, para estar presente, a entender como a educação utiliza o audiovisual como instrumento de transformação social, construção da cidadania, e como essas duas linguagens se enriquecem mutuamente”.

Segundo Raquel, a mostra valoriza o uso do audiovisual como estratégia de educação nas escolas, tanto no contexto das imagens, como do ponto de vista da produção, com os próprios alunos produzindo e difundindo conteúdo.

Por meio do Programa de Formação Audiovisual, o evento terá um total de 105 oficinas e workshops. Os organizadores também prepararam conteúdo específico para crianças, adolescentes e jovens.

Nas 14 edições anteriores, a mostra CineOP promoveu 83 dias de programação gratuita, com 465 sessões de cinema e a exibição de 1.115 filmes, sendo 216 longas, 67 médias e 832 curtas metragens.

Saiba mais sobre a programação pelo link.

Com informações da Agência Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: